Burubu  Flora Rebollo
bbblbbbr
Abertura

21 de outubro, 2017. horário 11:00

Período Expositivo

24 de outubro, 2017 a 09 de dezembro, 2017

Press Release [PDF] ↓

BURUBU – Flora Rebollo

A Galeria Pilar tem a honra de apresentar a primeira exposição individual de Flora Rebollo. Mais de duas de dezenas de desenhos inéditos de grande, médio e pequeno formato oferecem um panorama da produção recente da artista. Trata-se de um conjunto produzido após a participação de Flora Rebollo no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, em agosto de 2016, e selecionado em diálogo com Paulo Miyada, curador que assina o ensaio que acompanha a exposição.

O desenho, prática criativa mais recorrente da artista, emprega uma série de recursos gráficos peculiares, como a conjugação acumulada de grafite (em lápis, bastão e spray), lápis de cera, canetas hidrográficas, pastel, bastão de tinta a óleo, aquarela, marcadores e outros materiais em cada um de seus trabalhos – o que resulta em uma materialidade única e impactante. Outro recurso recorrente em seu desenho é a composição estruturada pela justaposição de folhas de papel, conformando grandes painéis ortogonais.

Embora essas escolhas de linguagem sejam fundamentais para o desenvolvimento da artista, o que há de mais importante é o modo como ela tem amadurecido uma prática de critérios e resultados pouco usuais, que “desafia definições discursivas”, segundo Paulo Miyada. Em suas palavras: “Quando dizemos que a obra de Flora Rebollo desafia definições discursivas, é porque ela se dá em fluxos processuais que alternadamente formam e desformam, sem um argumento estruturado em começo, meio e fim. Assim, a finalidade pode estar em qualquer ponto do processo; e muitas vezes a obra se define como pronta em um instante anterior ou posterior àquele em que seu motivo ficaria mais evidente.

Em seu panorama, trata-se de uma produção palindrômica, cuja percepção passa por ir e vir do fato visual acabado para os gestos gráficos que o criaram, em um fluxo constante. Por isso chegamos perto e nos afastamos, elegemos detalhes e por meio deles achamos rotas até o todo”.

Além da noção de palíndromo, o curador empresta as noções de onomatopeia e palavra-valise para tentar compreender como o trabalho de Flora Rebollo pode ocupar uma posição singular, em que os espectadores encontram dezenas de associações e sentidos plausíveis em cada um dos desenhos e, ao mesmo tempo, percebem estar diante de uma forma gráfica essencialmente abstrata.

Aberta a múltiplas leituras, a exposição espera demonstrar a crescente amplitude da obra de uma das principais artistas jovens brasileiras a debruçar-se sistematicamente no campo do desenho e suas potencialidades.

Exposição: BURUBU

Artista: Flora Rebollo

Curadoria: Paulo Miyada
Inauguração: Sábado, 21 de outubro de 2017, 11h às 17h
Visitação: 24 de outubro a 09 de dezembro de 2017
De terça a sexta, das 11h às 19h
Sábados, das 11 às 17h

Galeria Pilar
Rua Barão de Tatuí, 389 – Vila Buarque – SP
Metrô mais próximo – Estação Santa Cecília ou Marechal Deodoro
Fone: 11 36617119
www.galeriapilar.com
Informações adicionais:
Elisio Yamada/Henrique Miziara
Fone: 11 36617119
elisio@galeriapilar.com | henrique@galeriapilar.com

Mais sobre Flora Rebollo