SOBRE O ARTISTA

Luiz Duva é um artista experimental em videoarte, performance e novas mídias. Desde o início dos anos 1990 desenvolve narrativas pessoais em vídeo, além de uma série de experiências com videoinstalações. A partir dos anos 2000 dedica-se ao live images, termo cunhado por ele para designar a manipulação de imagens e sons em tempo real em ambientes imersivos, a criação e apresentação de composições audiovisuais, de projetos de live cinema e ao desenvolvimento de conteúdo para diferentes mídias: TV, internet e celular. Também é o criador e diretor artístico da Mostra Live Cinema, mostra de performances audiovisuais que acontece anualmente no Brasil desde 2007.
“Na sua trajetória a construção de narrativas pessoais em vídeo se desdobra em duas linhas de pesquisa sofisticadas e complementares: de um lado, o aperfeiçoamento de práticas artísticas que permitam resgatar e trazer “à tona da imagem” sentidos e sensações ignorados pelo registro; de outro, a tentativa de expandir a experiência audiovisual para além de seus limites de duração e suporte. Enquanto um eixo o leva a experimentar formas e suportes, do mono canal à instalação, das sessões de VJing em pistas de dança aos ambientes imersivos onde realiza suas seções de live image, o outro o empurra cada vez mais para dentro da imagem - onde descobre formas diferentes de manipular, desconstruir e tocar frames, improvisando, redesenhando e incorporando o acaso para resgatar força plástica e conteúdos subjetivos.”

Trecho do FF>>Dossier Videobrasil

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Comunicação, Faculdade Armando Alvares Penteado FAAP, São Paulo.

EXPOSIÇÕES, TRABALHOS, PROJETOS

2012

@s ONLINE
, debate “ARTE EM TEMPO REAL”, Curadoria de Beatriz Gonçalves, Participantes: Luiz Duva e Marina Person - Mediação de Luiz Zanin, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo.
2º Encontro Contemporâneo de Pesquisa e Criação em Cinema e Fotografia, debate, Faculdade Anhembi Morumbi, curso de Pós-Graduação, Participantes: Luiz Duva e Lucas Bambozzi, Mediação de Christine Mello.
STORM, performance audiovisual, Exposição INSTANTE: Experiência/Acontecimento, Curadoria de Christine Mello, SESC Santo André, São Paulo.
STORM, performance audiovisual, FAD - Festival de Arte Digital, Curadoria de Henrique Roscoe, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Experiências Audiovisuais em Tempo Real: performance, videoarte e Live Cinema, 2ª Oficina informativa e prática sobre Live Cinema, performance e videoarte, SESC Pompeia, São Paulo.
V MOSTRA LIVE CINEMA, idealização e curadoria, OI FUTURO Ipanema, Rio de Janeiro.
TORMENTAS, exposição individual, Curadoria de Christine Mello, Galeria Pilar, São Paulo.
ESPAÇO INTERIOR, vídeo mono canal, 14’, Exposição Santa Insone (sobre o bairro de Santa Cecília), Curadoria de Mariane Bonarde
Exposição “Da figuração à sugestão: a imagem como performance”, Documentação em vídeo da performance STORM, Curadoria de Patricia Moran, Paço das Artes, São Paulo.
Experiências Audiovisuais em Tempo Real, Performance, videoarte e Live Cinema, Oficina informativa e prática sobre Live Cinema, performance e videoarte, SESC Pompeia, São Paulo.
2011
Violeiros do Brasil, Videocenário. Curadoria de Mayriam Taubkin, Festival EUROPÁLIA

Tormenta Azul Brilhante, Videoinstalação. Festival Eletronika 2011, Exposição Ruído da Fronteira / Fronteira do Ruído, Curadoria de Lucas Bambozzi, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Minas Gerais.

IV Mostra Live Cinema SP, Idealização e curadoria, SESC Pompéia, São Paulo, SP.
   
Retratos in motion: o beijo, Videoinstalação, Festival Europália, Curadoria de Sonia Solcedo, Galerie Revenstein – Bozar, Bruxelas, Bélgica.

STORM, Performace multimidia, Exposição Instante: experiência/acontecimento, Curadoria de Maíra Endo e Samantha Moreira, SESC Campinas.

Oficina de ‘Composição Audiovisual’, Projeto ‘Conexões Estéticas’ do curso de cinema da Universidade Federal do Ceará, Corrdenação de Walmeri Ribeiro.

Atelier Audiovisual, Grupo de estudo sobre as práticas de manipulação de vídeo, áudio e dados em tempo real para aplicações artísticas (performance e instalação).

Tormenta, Série de 12 prints (1,80 x 1,23m) feitos a partir das imagens da videoinstalação “Tormenta Azul Brilhante”. Inédito.

2010

III Mostra Live Cinema, Idealização e curadoria

STORM, Performance multimidia, Rumos Eventos Multimidia, Itáu Cultural

Tormenta Azul Brilhante, Videoinstalação. Exposição TÉKHNE. Curadoria de Denise Mattar e Christine Mello, FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo, SP.

Concerto para Laptop, Performance multimidia. Festival “Depois das Fronteiras – Experiências Sonoras e Visuais no Planalto”, Curadoria de Guilherme Fogagnoli, Samantha Moreira e Maiara Endo, Brasília, DF.

Júri do Festival HTTPvideo, Festival de vídeos, Instituto Sergio Motta na Internet.
2009

Mostra Live Cinema 2009, Idealização e curadoria

Preto sobre Preto, Videoinstalação interativa, MIS - Museu da Imagem e do Som da cidade de São Paulo, SP.

Orientação dos artistas residentes do labMIS, Laboratório de mídia do Museu da Imagem e do Som da cidade de São Paulo, Paulo Meira (PE) e Alexandre Fenerich (SP).

2008

Container ART: mostra de vidoarte_são paulo, Curadoria de Lucas Bambozzi  e Cao Guiomarães.

Artist Links: England and Brazil, Residência artística no Artsadmin de Londres e no Plymouth Arts Centre de Plymouth (Inglaterra) para o desenvolvimento de uma nova instalação ou performance multimidia

Programação Especial de LIVE CINEMA, Idealização e curadoria, Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Festival do Rio.

Territórios Recombinantes, Orientador do midilab itinerante doInstituto de Arte e Tecnologia Sergio Motta.

Oficina de composição audiovisual, Orientação dos artistas residentse do labMIS, Museu da Imagem e do Som da cidade de São Paulo.

Iª Mostra Nacional de LIVE CINEMA, Idealização e curadoria, Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

Concerto para Laptop, Performance multimidia, FILE - Festival de Linguagem Eletrônica, Curadoria de Ricardo Barreto, São Paulo, SP.

Portal, Vídeoinstalação interativa, Virada Cultural de São Paulo, Curadoria de Ricardo Bressanin, SESC São Paulo, SP.

2007

Black on Black, estudo nº 01, Vídeoinstalação, Resultado da residência artística realizada no Le Fresnoy – Studio National Des Arts Contemporains, França.

Residência artística: Le Fresnoy, Studio National Des Arts Contemporains, França

Programação Especial de LIVE CINEMA, Idealização e curadoria, Festival Internacional de Cinema  do Rio de Janeiro, Festival do Rio

Concerto para Laptop, Performance multimídia, Rio de Janeiro, RJ.

VERMELHO SANGUE, Apresentação da performance audiovisual na exposição “Por um FIO”, Espaço Cultural CPFL, Curadoria de Daniela Bousso, Campinas.

Concerto para Duo de Laptops, FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto; Teatro NEXT São Paulo; Fábrica Labor, São Paulo, Evento Gravidade Zero.

Suspensão #4, Performance audiovisual, Iº Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos, Curadoria de Manu Sobral, Centro Cultural São Paulo.

Desconstruíndo Letícia Parente: “Marca Registrada”, Performance audiovisual apresentada no encerramento da exposição Preparações e Tarefas, Letícia Parente, Curadoria de Andre Parente, Paço das Artes, São Paulo.

Suspensão #3, Performance audiovisual, Projeto Multiplicidade Curadoria de Batman Zavareze, Oi Futuro, Rio de Janeiro.

2006

Suspensão #2, Performance audiovisual, Expo INTERCONNECT@entre a atenção e a imersão – ZKM – Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Karlsruhe, Alemanha.

Suspensão #1, Performance Audiovisual, Evento ON_OFF que foi parte da exposição Emoção Artificial 3.0, Instituto Itaú Cultural, São Paulo.

Finalista do prêmio, Itaú Cultural Rumos Vídeo Dança

Exposição VERBO 2006, Performance para espaço restrito, instalação/performance, Curadoria de Daniela Labra, Galeria Vermelho, São Paulo.

Corte Número 3, Instalação resultante da performance realizada com Daniela Castro, Looping exibido em 3 telas de LCD, Obra comissionada pelo Bistro DupleX, São Paulo.

PRÊMIOS

2011
Prêmio Oi patrocínio cultural para a IV Mostra Live Cinema, Luiz Duva idealização e direção artística, Oi Futuro Ipanema, Rio de Janeiro.
2010
Prêmio Oi patrocínio cultural para a III Mostra Live Cinema, Luiz Duva idealização e direção artística, Oi Futuro Ipanema, Rio de Janeiro.
2010
Melhor edição 14º FAM – Mostra de Vídeos Mercosul com o documentário "O Rio das 7 voltas",Direção de Rogério Nunes, Karmatique Filmes
2010
Itaú Cultural – Rumos Cinema e Vídeo 2009/2010, categoria – Eventos Multimídia, com o projeto “Storm” (composição audiovisual, 60’)
2009
Prêmio Programa Petrobrás Cultural (PPC), Edição 2008 / 2009, para projetos das áreas de Festivais e Eventos de Artes Eletrônicas e Cultura Digital com o Projeto da II Mostra Nacional de Live Cinema, Luiz Duva idealização e direção artística.
2008
Prêmio PAC, “Programa de Ação Cultural de Artes Visuais”, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Projeto “Preto sobre Preto” (vídeoinstalação interativa).
2008
Prêmio Artist Links: England and Brazil, Realização de uma residência artística no Artsadmin de Londres e no Plymouth Arts Centre de Plymouth para o Desenvolvimento de uma nova instalação ou performance multimídia.
2008
Prêmio Projeto História das Bairros de São Paulo, Realização do vídeo-documentário “O Rio das 7 voltas – Parque Dom Pedro”, Prêmio concedido pela Secretaria Muncipal de Cultura da Cidade de São Paulo (Produção executiva e montagem).
2007
Prêmio Programa Janela Brasil, Realização de um vídeo documentário de longa metragem sobre o uso de alta tecnologia e xamãnismo para a preservação da floresta amazônica. Prêmio concedido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, TV Cultura e TV SENAC (Produção executiva e montagem).
2006 / 2007
Prêmio PAC, “Programa de Ação Cultural de Novas Mídias”, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo com o Projeto “Concerto para Duo de Laptops” (composição audiovisual, 30’)
2005
Prêmio Bolsa Fomento de Produção do 6º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, Projeto “Concerto para células em (de) movimento” que resultou na performance multimidia “Suspensão”.
2005
Tríptico: Estudo para auto-retrato 1, Mostra Investigações Contemporâneas do 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil onde ganhou o Prêmio de Criação Audiovisual Le Fresnoy – França que é atribuído pelo Festival, pelo Consulado Geral da França em São Paulo, pela Aliança Francesa de São Paulo e pelo Le Fresnoy – Studio National Des Arts Contemporains. O premiado ganha acesso por três meses às atividades do centro de mídia francês, além de apoio logístico e meios técnicos para a realização de uma obra audiovisual.
2005
Prêmio Artes Visuais, 9ª Festival Cultura Inglesa, Vídeoinstalação “Retratos in Motion: O Beijo”.

BIBLIOGRAFIA, CRÍTICAS, TEXTOS

Magia a mostra anotações sobre a obra Preto sobre Preto de luiz duVa.
Christine Mello - Curadora, pesquisadora de arte e critica

Imagem digital como memória
Revista MARCELINA, ano I, nº 1, 2008. Texto publicado na revista de pós-graduação da Faculdade Santa Marcelina que tem como base o estudo da instalação "Retratos in motion: the kiss" de luiz duVa.

Vias distorcidas: costuras, resignificações e a sensibilidade que se renova com o tempo. 
Texto sobre a performance "Desconstruíndo Letícia Parente": Marca Registrada de luiz duVa para a Exposição Preparações e Tarefas. Letícia Parente. Paço das Artes, São Paulo
Daniela Castro - Crítica de arte e curadora independente

Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil FF>>Dossier 18
Texto sobre a obra do artista e entrevista, publicado no site do Festival de Arte Eletronica Videobrasil.
Curadoria de Solange Farkas
Corpo duVa
Texto sobre a obra do artista, publicado no site do Festival de Arte Eletronica Videobrasil dentro do artigo Dossier 18.
Christine Mello - Curadora, pesquisadora de arte e critica

Tese de pós-doutorado na qual a obra de luiz duVa e Regiane Cantoni são analizadas
Em fase de conclusão. Christine Mello - Curadora, pesquisadora de arte e critica

Movimento duVa
Texto sobre a obra do artista para a exposição de sua curadoria “Grotesco, Vorazes e Malvados”. Paço das Artes. 2005.
Christine Mello - Curadora, pesquisadora de arte e critica

Movimento como representação: imagem digital e memória
Texto apresentado no seminário do grupo de estudos Arte e Meios Tecnológicos. Faculdade Santa Marcelina. Novembro de 2006.
Christine Mello - Curadora, pesquisadora de arte e critica