ANTON STEENBOCK

A-MARKET

13 NOVEMBRO 20 DEZEMBRO

PRESS RELEASE

(PDF) DOWNLOAD

ANTON STEENBOCK

Abertura

Terça-feira 12 de novembro de 2013 19h

Período expositivo

13 de novembro a 20 de dezembro de 2013

Horário de visitação

Artista alemão Anton Steenbock ganha individual na Galeria Pilar e transforma o espaço em showroom de decoração para questionar a construção da imagem e do espaço.
A Galeria Pilar apresenta a partir de 12/11/13, às 19h, a segunda individual em São Paulo do artista alemão Anton Steenbock, residente no Rio de Janeiro. O artista discute através de desenho, vídeo, fotografia e instalações a apropriação como procedimento artístico, colocando em pauta as questões da originalidade, da autenticidade e da autoria da obra de arte, além de questionar a própria natureza da arte e sua definição. A curadora portuguesa  Marta Mestre assina o texto curatorial da exposição.
Steenbock cria na segunda sala da galeria diversas ambientações, tendo como referência lojas de decoração populares, como a Ikea ou a tok & stok. Os produtos em exposição são trabalhos de natureza minimalistas construídos com materiais industriais – martelos, vidros, metais, etc, que contrastam com as ambientações kitsch e coloridas dos papeis de parede ou pisos falsos. Os trabalhos de arte, nessa concepção, são simplesmente objetos materiais e não veículos portadores de idéias ou emoções.

O artista nos traz peças criadas entre 2010 e 2013, que usufruem das barreiras que limitam a arquitetura formalista, a pintura, a escultura e a instalação para investigar a construção da imagem e do espaço. Sua verdade está na realidade física com que se expõe aos olhos do observador - cujo ponto de vista é fundamental para a apreensão da obra, despida dos efeitos decorativos do ambiente.
Entre as obras em exibição vale a pena destacar a instalação “Sem Título”, criada em Berlin em 2011, na qual dois ventiladores são instalados sobre os lados opostos de um suporte e entre eles um caderno de anotações é colocado.?Devido à corrente de ar que é criada pelos ventiladores, as páginas do caderno são folheadas aleatoriamente para frente e trás. A impressao de uma mão invisivel que vira as páginas é criada.